A pandemia mais conhecida como Coronavírus já atingiu quase todo o planeta, com exceção de alguns países. A gravidade e a expansão que o vírus está atingindo afetou diversos esportes.

Futebol

Quase todos os campeonatos estaduais estão suspensos, dos 27 apenas 1 ainda está em andamento com permissão para o público (Tocantins), e alguns se mantém, mas com portões fechados para evitar aglomerações, mesmo assim, muitos clubes discordam da decisão de suas federações.

No Campeonato Paranaense, apenas o Cianorte queria dar seguimento na competição, mas com portões fechados, as demais optaram por paralisar, mesmo que para algumas isso possa dar problemas no caixa, já tem casos de equipes dispensarem previamente seus atletas para evitar custos. O Trio de Ferro (Athlético, Coritiba e Paraná) deu um período de duas a três semanas para os atletas ficarem em casa e tomarem todos os cuidados para evitar o contato e transmissão do vírus.

Apenas no Tocantins os jogos continuam com portões abertos. Arte: Bruno

No quesito nacional, todos os campeonatos estão previamente suspensos desde o domingo (15)*. A 3ª fase dos jogos da Copa do Brasil já foram canceladas e os jogos do Campeonato brasileiro não tem data para inicio.

  • comunicado passado cinco minutos antes dos jogos das 16h.

Os jogos internacionais também já foram afetados. Todas as Ligas intercontinentais foram paralisadas a pedido da FIFA, o que suspendeu diversos jogos da Copa Libertadores e Liga dos Campeões.

A Copa América e a Eurocopa, que estavam marcadas para o meio do ano também sofrerão mudanças. Problema que vai adiar o projeto do Mundial Interclubes com 24 equipes que estava prevista para 2021.

Olimpíadas

De acordo com o COI (Comitê Olímpico Internacional) os jogos olímpicos de Tóquio, previsto para acontecer entre 24 de julho e 9 de agosto, segue no planejamento sem pensamentos de protelar o evento.

A dificuldade fica para os atletas que ainda não estão garantidos, pois apenas 57% das vagas já foram confirmadas e com o pedido dos governos para todos se manterem reclusos e sem treinamento, a qualidade e o preparo dos mesmos pode ser afetada e todo o planejamento para chegar no ápice nos Jogos Olímpicos cai por terra. A classificação ainda será definida de acordo com a decisão do COI.

Basquete, Vôlei e Automobilismo

Todos os esportes também seguem suspensos. No Basquete nacional (NBB) algumas equipes tem treinado em meio período e com observação médica. Na NBA muitas equipes pararam e mantém seus atletas em casa e sob cuidados, pois já tem casos positivos da contaminação pelo vírus.

No Vôlei seguem a mesma lógica e as superligas A e B estão temporariamente suspensas até segunda ordem.

Na formula 1 muitas equipes deram férias coletivas para seus funcionários para que todos evitem o risco de contato e que dentro de alguns após a redução e controle da pandemia todos possam voltar com maior segurança.

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://www.linkedin.com/company/55058278
https://www.instagram.com/revistavivacuritiba/