Plantas e microrganismos limpam esgotos promovendo saúde, qualidade de vida e conscientização.

Uma empresa de Curitiba (PR) vem revolucionando o campo de sistemas de tratamento de esgoto. O sistema conhecido como “Jardim Filtrante” leva este nome devido a sua característica principal: São as plantas que realizam a filtração do esgoto.

Motivados pela necessidade atual da sociedade por sistemas mais eficientes e independentes de tratamento de esgoto, a empresa de consultoria ambiental Núcleo Capivara vem desenvolvendo sistemas ecológicos para o tratamento de efluentes desde 2010.

Inspirado no fenômeno natural de brejos e pântanos, o sistema é construído e dimensionado para que o efluente circule por tanques conhecidos como leitos filtrantes. Esses leitos são preenchidos com materiais filtrantes como pedra, areia e carvão. Sobre o tanque, são cultivadas plantas com alta capacidade de evapotranspiração, processo que ajuda no reciclo da água para atmosfera. Paralelamente, as bactérias e microrganismos presentes no meio líquido entre as raízes das plantas fazem a depuração da matéria orgânica, reduzindo a DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) do efluente à padrões ambientais legais de descarte. Todo efluente que sai dos vasos, pias, tanques e chuveiros é direcionado para o sistema de filtração ecológica e após a passagem pelo filtro o efluente tratado pode ser descartado sem nenhum risco a comunidade e ao meio ambiente.

Segundo Guilherme Zanin, dono da empresa e consultor ambiental, “os Jardins Filtrantes se apresentam como uma alternativa viável, acessível e ambientalmente correta para solucionar os problemas de saneamento no país e no mundo. Cada vez mais precisamos desenvolver sistemas descentralizados e eficientes para garantir a sustentabilidade do nosso planeta”, relata o consultor.

Uma característica muito interessante do sistema é a reutilização de materiais como por exemplo, pneus e resíduos sólidos da construção civil, o que aumenta ainda mais a sustentabilidade do negócio.

Para Bruno Miyawaki, biotecnólogo e consultor da empresa: “atingir o máximo de pessoas possíveis e levar essa tecnologia para os quatro cantos do mundo é uma das metas do Núcleo Capivara”. Atualmente a empresa vem desenvolvendo projetos para implantação dos sistemas em comunidades isoladas da Floresta Amazônica, aldeias indígenas do Paraná e São Paulo e locais carentes da região metropolitana de Curitiba-PR.

Além dos sistemas ecológicos de tratamento de esgoto, a empresa vem expandindo sua atuação em diferentes áreas destacando-se a recuperação de nascentes e áreas degradadas, arborização e podas, sistemas agroflorestais e produção de alimentos.

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://www.linkedin.com/company/55058278
https://www.instagram.com/revistavivacuritiba/