Por: SMC / Prefeitura de Curitiba

A partir desta semana a Urbs e as empresas de ônibus vão reforçar ações para prevenção do coronavírus no sistema de transporte coletivo da capital. Serão adotadas medidas para conscientizar a população sobre como evitar o contágio e para maior higienização de terminais, estações tubo e ônibus.

O objetivo é atuar fortemente na prevenção, já que o sistema de transporte coletivo de Curitiba, com 1.250 ônibus, transporta 1,23 milhão de passageiros por dia.

As linhas realizam, em média, 14,1 mil viagens por dia e percorrem mais de 273 mil quilômetros.

“Queremos nos antecipar e conscientizar a população a tomar os cuidados necessários para evitar a contaminação. A Urbs e as empresas de ônibus vão atuar em parceria”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Entre as medidas previstas, que começarão a ser adotadas, estão a instalação de recipientes com álcool gel nas estações-tubo e terminais para os cobradores, reforço na higienização dos ônibus e na limpeza dos veículos nas garagens e campanha informativa por meio de áudio nos biarticulados e nas telas nos veículos.

Cartazes informativos serão colocados em terminais, dentro dos ônibus e em postos de venda de créditos do sistema de transporte. Outra medida é o isolamento de bebedouros, localizados em terminais, em que os usuários bebem diretamente nas torneiras dos equipamentos.

Os ônibus e terminais, no entanto, vão operar normalmente, sem nenhum tipo de restrição em relação à aglomeração de pessoas.

“Vamos já fazer a prevenção para que o transporte coletivo funcione normalmente e a gente possa minimizar os riscos de contaminação pelo coronavírus”, disse o diretor-executivo das Empresas de Ônibus de Curitiba, Luiz Alberto Lenz César.

Rodoviária

A Rodoviária de Curitiba, local de grande fluxo de passageiros, por onde passam cerca de 18 mil pessoas por dia, também terá áudio e cartazes com informações sobre prevenção. O terminal já implantou 12 dispensers de álcool gel para os passageiros.

Na quinta-feira (12/3) foram confirmados os cinco primeiros casos do novo coronavírus em Curitiba. Até o momento, não há nenhum medicamento ou vacina que possam prevenir a infecção pelo coronavírus. As medidas preventivas ainda são a melhor maneira de se proteger.

O coronavírus pode ser transmitido de forma semelhante à influenza ou outros vírus respiratórios, pelas gotículas respiratórias, por tosse e espirros em curta distância ou pelo contato com objetos contaminados pelo vírus.

Veja como se prevenir

– Lavar as mãos com frequência com água e sabonete líquido ou higienizá-las com formulação alcoólica a 70%, principalmente antes de consumir algum alimento.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca (pode ser com o cotovelo ou com lenços descartáveis) quando espirrar ou tossir.
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, e sempre higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos, garrafas, canudos, cigarros ou batons.
– Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.
– Evitar contato próximo com animais silvestres e animais doentes em fazendas ou criações.
– Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após higienizar as mãos).

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://www.linkedin.com/company/55058278
https://www.instagram.com/revistavivacuritiba/