Você conhece Almirante Tamandaré? Nossa próxima edição vai apresentar está cidade, histórias, curiosidades e mostrar a cultura do povo que vive nela.

Com o nome em homenagem ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, Visconde e Marquês de Tamandaré, considerado o patrono da Marinha do Brasil. A cidade nasceu após ser emancipada de Colombo em 1947 e em 1956 a cidade ser batizada com o nome do Almirante. Antes era chamada de Timoneira.

Assim como muitas outras cidades paranaenses, o termo “Tamandaré” se originou da língua tupi “tamanda-ré” ou “t’amanari”, que significa aquele que fundou povo, o que veio depois da chuva (o mesmo que Noé após o dilúvio).

Almirante Tamandaré é conhecida como a “Cidade dos Minérios”, pois a atividade extrativa mineradora sempre foi um dos grandes potenciais da cidade. Em média a cidade possui cerca de 20 indústrias de cal e calcário situadas próximo à Rodovia dos Minérios (PR-092).

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população estimada em 2019 da cidade é de 118.623 mil pessoas e a maioria dos moradores da região tem a faixa etária de 10 a 14 anos. A cidade fica a uma altitude de 950 metros acima do nível do mar.

Outro setor da indústria que Almirante Tamandaré tem forte é o de água mineral, possui quatro fontes produtoras de água mineral que são engarrafadas e comercializadas. Aliás, o lençol de água de Almirante Tamandaré é um dos seus grandes tesouros. A cidade é naturalmente de preservação ambiental, por ter em seu leito o Aqüífero de Karst.

Em Almirante Tamandaré tem lugares lindos para se conhecer, no Circuito da Natureza da cidade o visitante observa propriedades rurais, chácaras de lazer, restaurantes, recantos, pesqueiros, além de igrejas, moinhos e casas típicas lembrando os primeiros moradores da região. Locais bons para ter tranquilidade como um churrasco, Camping, trilhas e piscinas hidrominerais.

Um dos locais mais frequentados é o Parque Municipal Aníbal Khury, local que foi restruturado e agora contém quadras poliesportivas, pistas de skate e outros atrativos em meio a natureza.   



No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://www.linkedin.com/company/55058278
https://www.instagram.com/revistavivacuritiba/