Por Henrique Sebrao

Amor de verão sobe a Serra?

O verão é a época mais esperada do ano, dias em que mudamos nossa rotina e fazemos coisas que nem sempre temos a possibilidade de fazer como ir para a cozinha, por exemplo.

Sabemos que a gastronomia está cada vez mais em alta, chefs famosos, programas de culinária na televisão, canais no Youtube com milhares de seguidores, tudo isso faz com que aumente a curiosidade de todos sobre esta arte. Dessa forma, as pessoas estão se arriscando cada dia mais na cozinha, tornando as férias com a família e o tempo livre como bons ingredientes, perfeitos para essa deliciosa aventura.

Para aqueles que se interessam pela gastronomia, aqui vão algumas dicas de alimentos para se usar e abusar neste verão:

Sabor se põe na mesa

Frutos do mar são sempre boas opções; leves e frescos, acabam sendo a escolha correta. Sabemos que está na época de caranguejo, um crustáceo delicioso e simples de fazer, mas vale lembrar que você deve estar preparado para a bagunça que será feita ao se deliciar com essa iguaria.

Outra boa opção – econômica e fácil de preparar – é a sardinha. Na minha opinião um dos peixes mais saborosos e versáteis da culinária. Pode ser feita na grelha, no forno, recheada, frita e com uma variedade enorme de guarnições.

Você, com a mão na massa, ou melhor, na água

Falando em guarnições, essa é outra duvida da maioria das pessoas: O que é mais comum nessa época do ano? quais frutas, verduras e legumes são mais interessantes para o clima de verão?

Framboesa Foto: pixnio

Bom, as frutas vermelhas são sempre bem-vindas: morangos, mirtilo, framboesa ou amora, são refrescantes e extremamente saborosas. São as melhores opções para servimos de sobremesa, como uma cheesecake de frutas vermelhas, um pavê ou uma panna cotta. São excelentes escolhas para servir drinks diversos. Além disso, elas podem também acompanhar pratos salgados como costelinha suína; e até mesmo carnes mais nobres como o magret (peito de pato). Para saladas: Frutas vermelhas ficam maravilhosas com verduras e legumes selecionados, são leves, refrescantes e não pesam no estômago ao final da refeição. A famosa salada verde com tomate não tem erro.

Ingredientes não tão conhecidos também podem ser ótimas escolhas como por exemplo: a erva doce, muito saborosa e de um aroma incrível – que eleva seus pratos a outro nível. Ela deixar-a seus convidados com aquela “pulga atrás da orelha” sobre o que você utilizou para tomar aquele prato ainda mais delicioso. A erva doce pode ser usada tanto refogada em uma salada, como marinada – para peixes e aves.

Outra excelente opção que não é muito comum na mesa dos brasileiros: a alcachofra. Pode ser utilizada de diversas maneiras e em diferentes texturas, trazendo sempre uma nova experiencias ao seu paladar, A alcachofra pode ser utilizada em tortas, saladas e até mesmo recheadas – olha, vale a pena o estudo sobre esse ingrediente ímpar.

Por último, mas não menos importante, um ingrediente que uso muito e que se encaixa muito bem com os melhores pratos de verão: as alcaparras. Sabor único, forte e marcante que, se usado da forma correta, pode se tornar um ingrediente indispensável em várias de suas receitas. A alcaparra cai bem com várias receitas. Pode ser utilizada tanto em pratos que levam carne crua (steak tartare) como em molhos para receitas de frutos do mar. Ela vai tornar seus pratos dignos de um chef de cusine.

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://www.linkedin.com/company/55058278
https://www.instagram.com/revistavivacuritiba/