Por: Dra. Giovanna Miquelissa – Nutricionista (CRN 8 2873)

É crescente o número de pessoas que procuram por uma alimentação saldável e balanceada. E esse maior interesse da população propiciou novas técnicas na agricultura, surgindo então a produção de alimentos orgânicos, os quais reúnem uma série de benefícios e agem no organismo promovendo a saúde e prevenindo doenças.

Mas o que são alimentos orgânicos afinal? São alimentos produzidos de forma natural, sem a utilização de agrotóxicos, adubos e/ou fertilizantes químicos; sem uso de sementes transgênicas (manipuladas geneticamente), antibióticos, hormônios ou pesticidas. Alimentos produzidos como antigamente – in natura.

Orgânicos: devido à isenção de produtos químicos, os alimentos orgânicos evitam problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias tóxicas, como os resíduos de agrotóxicos e metais pesados presentes nos produtos usados na agricultura convencional. Esses resíduos podem ocasionar reações alérgicas, problemas respiratórios e neurológicos, distúrbios hormonais e várias outras disfunções – até mesmo promover o câncer.

Solos ricos e balanceados com adubos naturais produzem alimentos com maior concentração de nutrientes – chegando a 20 vezes maior do que em alimentos convencionais. Alimentos produzidos de forma orgânica não utilizam qualquer química que altere seu tempo de colheita e também seu sabor e aroma; portanto, são muito mais saborosos e saudáveis. Eliminam também a exposição a aproximadamente 180 pesticidas conhecidos por prejudicar o funcionamento do sistema endócrino, com isso, reduzindo a incidência de sobrepeso, obesidade e diabetes.

Certificação: a idoneidade dos produtos orgânicos é assegurada por Selo de Certificação, o qual é fornecido pelas associações de agricultura orgânica ou por órgãos certificadores independentes, que verificam e fiscalizam a produção destes alimentos desde a sua produção até a comercialização. Além disso, os produtores devem estar vinculados a uma Organização de Controle Social (OCS) cadastrada nos órgãos do governo, e precisam cumprir o regulamento. 

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://www.linkedin.com/company/55058278
https://www.instagram.com/revistavivacuritiba/