O mais badalado e tradicional balneário do Paraná está localizado na região sul do município de Matinhos, a praia de Caiobá atrai milhares de turistas no verão. Os visitantes vêm de todo o Brasil e América Latina. Na alta temporada a quantidade de pessoas que procuram o balneário é tanta que o mercado imobiliário ferve com procuras de casas ou apartamentos para locação e compra.

É um excelente ponto turístico. Uma praia ideal, principalmente para famílias com crianças e adolescentes, pois tem reforço de policiamento e bombeiros para segurança e bem estar dos veranistas.

Rico em praias, como a Brava e a Mansa, ótima infraestrutura, belos prédios de apartamentos, muitas opções de bares e festas, restaurantes e hotéis, Caiobá é um dos balneários pais belos do sul do país.   

Caiobá a origem

A origem do nome Caiobá é controversa, existem em vários relatos. Em 1820, Auguste de Saint Hilaire cita Caiobá (do guarani cairoga – casa de macaco). Em 1989, Silva coloca Caiobá – mato azulado. Em 2002, Barthelmess coloca a combinação kaá – mato e ubá – canoa que resulta em ‘mato bom para se fazer canoa’. Parece ser a explicação mais coerente, pois as canoas dos antigos pescadores locais eram feitas com o tronco de Guapuruvu, árvore abundante em todas as encostas da Serra do Mar, especialmente em Caiobá.

Recentemente, teve conhecimento da possível ligação do nome Caiobá ao da Taioba, planta muito comum no litoral e que se desenvolve com facilidade nas encostas dos morros. Acredita-se que junto ao morro existem muitos pés de Taioba e, consequentemente, os antigos tratavam o local como a praia da Taioba, sofrendo alteração posterior para ‘Caiobá’.

Conheça o litoral paranaense
Conheça o litoral paranaense

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://www.linkedin.com/company/55058278
https://www.instagram.com/revistavivacuritiba/