A pouco mais de 100km da capital, o município de Matinhos possui cerca de 34.720 habitantes (IBGE 2019) e destaca-se pelas suas praias – ao todo são 15 balneários – que atraem pessoas na alta temporada, sendo o Caiobá o maior de todos.   

Corais, Jussara, Gaivotas, Guacyara, Currais, Ipacaraí, Betaras, Solimar, Marajó, Saint Etiene, Florida, Riviera I e II, Flamingo, além da praia de Matinhos, situada na própria sede do município, com águas agitadas pouco profundas e escassez de vegetação.

Extensão 117,064  km² e possui, assim como Guaratuba, 22 kms de praia.

As festas e eventos mais badalados, são o carnaval e as feiras de artesanato, organizadas durante o ano.

Matinhos é sempre lembrada pelo surf, possui um dos mais consagrados polos do surfe paranaense. Por possuir ondas com linhas perfeitas que se formam no mar e quando chegam perto da costa, se quebram em sincronia perfeita, uma atrás da outra e fazem a alegria dos surfistas, Matinhos é considerada por muitos o Jeffrey’s Bay brasileiro. 

Pontos turísticos

Parque Estadual Rio da Onça. Matinhos Foto: Arnaldo Alves / AENotícias.

Igreja Matriz de São Pedro; Igrejinha de São Pedro; Morro do Escalvado/Morro da Cruz; Morro do Boi; Ilha das Tartarugas; Parque Florestal Rio da Onça; Pico de Matinhos; Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange.

História

A colonização de Matinhos começou em meados de século XIX, quando os índios carijós habitavam o litoral paranaense, descoberto em 1820 pelo francês Augusto de Saint’Hilaire. Sua primeira denominação foi Matinho, nome de um rio existente no município e, seus colonizadores iniciais foram os portugueses e italianos, que fundaram colônias agrícolas. Em 1927, foi inaugurada a Estrada do Mar, ligando Paranaguá a Praia de Leste, que trouxe diversas famílias em sua maioria alemã, fixadas em Matinhos, entre elas a de Augusto Blitzkow, responsável por um plano de urbanização para Caiobá.

Em 27 de janeiro de 1951, de acordo com a Lei nº 613, Matinhos foi elevada à categoria de Distrito pertencente à Paranaguá, e à categoria de Município, a 12 de junho de 1967, desmembrando-se de Paranaguá.

Conheça o litoral paranaense
Conheça o litoral paranaense

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://www.linkedin.com/company/55058278
https://www.instagram.com/revistavivacuritiba/