Há 5 anos o doutor Volnei Guareschi vivia 24 horas concentrado no hospital realizando cirurgias e outros procedimentos médicos, o que deixava ele com um desgaste muito grande. Para aliviar o estresse começou a praticar o arco e flecha e treinando pouco a pouco conseguiu prêmios na arquearia. 

Com o a mudança de hábito, treinos e competições semanais passaram a ser uma nova rotina na vida do médico. “Meu objetivo é me divertir, mas como sou muito competitivo…”, e com este espírito de competir ele levou os campeonatos brasileiro, sul-americano e mundial. “Minha primeira prova internacional foi na Áustria, tinha o desejo de ficar entre os 100, consegui ficar em 50º, depois na Itália entre os 50 melhores e consegui a 26ª colocação e em Yankton, Dokota do Sul levei o título de campeão”.

Dentre as modalidades que o arco e flecha tem o médico pratica a field e 3D, onde os alvos ficam em locais de grande área verde, ou seja, bosques, montanhas, encostas de rio entre outras áreas naturais. Como a competição dura entre 3 a 5 horas, o competidor fica basicamente o dia todo curtindo a natureza, pois alguns circuitos têm 28 alvos. 

Na Field os alvos são feitos com círculos pretos desenhados no papel ou em formato de animais que são colocados em locais estratégicos como: decidas, galhos e próximos de rios, além disso, ficam há uma distância de 20 e 80 metros. Já na 3D, os alvos são feitos de madeira ou material sintético que se assemelham a animais. Dentro da regra quem acertar os pontos mais vitais do animal tem pontuação maior, ou seja, a modalidade simula a caça, mas sem matar os animais silvestres. “Nunca atiramos em bichos, nem por brincadeira”, salienta o doutor.

Além das competições ainda dá tempo de fazer aquele desafio entre amigos, e o mais famoso deles é o desafio da caveira, onde todos os tiros são extremamente difíceis, por exemplo, acertar um alvo fazendo a flecha passar por dentro de um pneu ou por obstáculos que dão trabalho de superar. O vencedor leva como prêmio um crânio com uma flecha.

O tiro de arco e flecha trouce vários benefícios ao médico, pois o trabalho com controle emocional e mental, dá ao praticante: agilidade, raciocínio lógico, concentração, foco e alivia a tensão e o estresse.        

O esporte pode ser praticado a partir dos 7 anos e têm categorias até a sênior onde os arqueiros têm em média 75 anos, ou seja, você pode viver praticando e ainda envolve toda a família.  

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://www.linkedin.com/company/55058278
https://www.instagram.com/revistavivacuritiba/