Atenção com os joelhos
Corredores de rua, assim como todos que praticam atividades físicas devem tomar cuidado com a saúde dos joelhos, alerta ortopedista Álvaro Chamecki.
As corridas de rua conquistaram milhares de adeptos. Esporte é saúde, já dizia o ditado, mas é sempre importante buscar a orientação médica antes da prática de qualquer atividade física. Não basta comprar um tênis super colorido, colocar no pé e partir para as ruas ou academias. “O principal cuidado é ter muita atenção na preparação”, conta o ortopedista.
Que cuidados alguém que vai começar a correr deve tomar para preservar seus joelhos?
O principal cuidado é ter muita atenção na preparação, para que não haja uma sobrecarga grande nos joelhos. Essa preparação deve consistir num trabalho de fortalecimento muscular e principalmente equilíbrio da musculatura ao redor do joelho (coxa e perna).
Muito importante também trabalhar a flexibilidade, que seria o alongamento muscular, que deve ser feito independente da atividade física, em sessões extras.
Quais lesões de joelho mais comuns nos corredores?
A lesão mais comum nos corredores é a síndrome da Banda Iliotibial, que é uma inflamação no lado de fora do joelho. Também é conhecida como “Joelho de corredor”.
Nela, a banda Iliotibial (uma membrana que recobre o músculo, do quadril até a tíbia) tem um aumento do contato no fêmur na região do joelho, causando uma inflamação de difícil tratamento.
A prevenção seria uma boa preparação com foco na flexibilidade, e tratamento sempre com fisioterapia.
Alongamento é indicado? Alongar antes ou depois da corrida?
Antes da corrida ele serve para aquecer a musculatura, depois da atividade é para relaxamento. O que é mais indicado é um trabalho de flexibilidade independente da atividade de corrida, como preparação. Então as duas tem muita importância.
Que tipo de treinamento mais ajuda para quem vai participar de corridas de rua?
A preparação em academia e até mesmo em piscina são benéficas.
E se a pessoa sofrer uma lesão, como são feitas as cirurgias para que o corredor se recupere mais rápido?
A maioria das cirurgias atualmente são feitas por artroscopia, isto é, feita por vídeo com pequenas incisões. O que ajuda na rápida cicatrização da lesão, pois é minimamente invasiva.