Exercite-se! E sinta no corpo e na mente o que você tem a ga

A começar pelas dezenas de parques que, com suas pistas, ciclovias e muito ar puro, animam até os mais sedentários a darem uma caminhada ou corridinha nos dias de sol. Também estão cada vez mais presentes academias de ginástica e musculação, escolas de yoga e arte marciais, bem como estúdios de pilates, todos muito bem estruturados, com profissionais qualificados e modalidades para todos os gostos e objetivos.


Outra opção disponibilizada são os equipamentos de ginástica instalados pela prefeitura em áreas públicas em diversos parques e praças.


Mente sadia em corpo sadio


O curitibano tem ao seu dispor inúmeras maneiras de deixar o sedentarismo de lado e botar o corpo para se mexer, garantindo saúde, e de quebra, ainda obtendo melhorias no peso e contorno corporal. E quando se fala dos benefícios das atividades físicas, muito se destacam aqueles relacionados ao corpo como, perda e manutenção de peso, definição e ganho de massa muscular, prevenção a doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão, redução do colesterol e triglicerídeos, e a prevenção e combate a muitos outros males. Contudo, é importante destacar o que a ciência também já atesta: os benefícios psicológicos e mentais da prática dos exercícios físicos.


Terapia antiestresse


O professor de Educação Física, Glauco Foltran, que há mais de 30 anos trabalha com técnicas desportivas e preparação de atletas, pontua que o fator antiestresse dos esportes é um dos benefícios mentais mais evidenciados.


“O relaxamento mental já começa a acontecer pelo simples fato de o aluno vir a academia, encontrar os colegas, desligar a cabeça do trabalho e das preocupações cotidianas. Na sequência, ao exercitar-se, nosso corpo libera neurotransmissores que trazem bem-estar, relaxamento e prazer, como as endorfinas e a serotonina”, salienta.


Boa noite de sono


A insônia também é outro mal psíquico que perde força com a prática esportiva. “O relaxamento físico e mental que a atividade física proporciona favorece uma boa noite de sono. Ao exercitar a musculatura, a necessidade de reparação do musculo aumenta pelo gasto de glicose, levando a uma maior necessidade de sono, também. Quem sofre de insônia em que fazer exercícios físicos”, frisa Foltran.


Antidepressivo natural


O instrutor de musculação, Anderson Loch da Silva, acrescenta que o combate à depressão é outro benefício trazido pelas atividades físicas. “Os exercícios estimulam a produção de neurotransmissores que causam bom humor e relaxamento. E especialmente as aulas feitas em grupo, com música e coreografias alto-astral contribuem para combater a depressão”, complementa.


Mais inteligência


O quociente intelectual (Q.I) de quem deixa o sedentarismo de lado é outro aspecto mental altamente beneficiado. Foltran destaca que os movimentos corporais ativam não somente a circulação sanguínea do corpo, mas também a do cérebro. Com melhor circulação sanguínea na área cerebral, desencadeia-se uma melhora no desempenho das sinapses, regiões de comunicação entre os neurônios. “Inclusive, o escritor Lair Ribeiro já se referiu em seus escritos sobre esse benefício intelectual trazido pela atividade física. Mais memória, mais capacidade de raciocínio, mais concentração e mais criatividade são ganhos que em especial podem ser observados em estudantes que praticam esportes regularmente”, lembra Foltran.


Formação de valores


Como elemento formador de crianças e jovens, o esporte também é fundamental. Foltran destaca que as atividades esportivas têm papel importante ao transmitirem valores essenciais como, disciplina, força de vontade, sociabilidade, senso de justiça, respeito, e o saber competir com maturidade.