Quando você dorme, você descansa?

  • Ter uma boa noite de sono é fundamental para manter o organismo em ordem, os pensamentos fluídos e a vitalidade perto de 100%, junto é claro com uma boa alimentação.

  • O descanso diário contribui na regularização de várias funções do corpo humano, ajuda nas atividades cotidianas e no trabalho. Quem dorme pouco ou com má qualidade é mais propenso a apresentar graves problemas de saúde, como hipertensão e diabetes, quem dorme pouco e se alimenta mal está pior ainda.

  • Mas, como ter e valorizar uma boa noite de sono?

  • A falta de sono ou excesso de insônia podem levar o indivíduo a adoecer.Uma boa noite de sono é o princípio básico para se repor as energias gastas durante o dia, e, repor as energias é repor o físico e o mental ao mesmo tempo.

  • Mas porquê, terapeuticamente, acordamos cansados a maior parte das manhãs:

  • Quanto devemos dormir?

  • Fisiologicamente precisamos de um período básico de 7 a 8 horas de sono diário; além disso o quarto deve estar sem luz ou televisão ligada, esta orientação não é uma mera circunstância, mas necessidade comprovada do corpo.

  • Durante a noite nossa glândula pineal produz a melatonina. A melatonina – também conhecida como “hormônio do sono” – começa a ser produzida ao entardecer e tem seu ápice de produção durante o sono noturno. Com o nascer do sol a produção começa a ser reduzida informando ao cérebro que está em tempo de acordar.

  • A melatonina regula as funções do sono em todo o organismo e esse é um dos motivos básicos de sua importância. Nosso cérebro não entende que a televisão ligada não é a luz do dia. Então, enquanto terapeuta, para que você leitor tenha uma boa noite de sono, sugiro que desligue a televisão; o celular, o Tablet e o que tiver LED’s.

  • Outra questão fundamental é o silêncio na hora do sono. Se houver quaisquer tipos de barulhos, sejam da televisão, aparelho de som, computador ou até mesmo o “barulho urbano”, nosso cérebro não descansa.

  • Quaisquer frequências continuas fazem com que ele não consiga reduzir o processo de “análise de informações”; nosso cérebro fica buscando correlações o tempo todo para compreender o que está sendo emitido (som) e assim realizando sinapses, que são regiões localizada entre os neurônios onde agem os neurotransmissores (mediadores químicos), transmitindo o impulso nervoso de um neurônio a outro, ou de um neurônio para uma célula muscular ou glandular; são como que “zonas de contato” entre neurônios). Seria como se nós nos desligássemos do “modo consciente” de nosso cérebro, assim as informações ficam fervilhando em nosso inconsciente e isso impede-no (nosso cérebro) de descansar; e impende-nos também de descansar – fazendo com que acordemos cansados.

  • Caso você tenha a necessidade de ter uma iluminação como referência sugiro que deixe uma luz fraca acessa em outro cômodo, se for o caso de precisar se levantar à noite, obtendo assim norte para seguir.

  • Quanto você dorme?

  • Dormir 7 a 8 horas é o suficiente, dormir mais que isso também é prejudicial. Nem mais nem menos.

  • Quantas vezes você dormiu demais em feriados prolongados e acabou tendo uma leve dor de cabeça? Isso acontece por que não nos desenvolvemos para ficarmos deitados, nosso organismo (nosso corpo) exige movimento e em repouso ele não expele toxinas que iriam ser excretadas e os hormônios produzidos acabam “se misturando” entrando na corrente sanguínea cerebral e intoxicando assim o órgão – o cérebro -, causando a dor de cabeça.

  • Então, para evitar esse desequilíbrio hormonal, movimente-se após dormir; crie hábito de alongar-se, espreguiçar-se ao acordar, fazendo o fluxo energético e sanguíneo atingir todas as áreas do seu corpo.

  • Este pequeno cuidado pós sono é super importante. Depois de ter feito isso, enfrente sua rotina diária com mais ânimo.

  • Você vira seu colchão periodicamente?

  • É importante, pelo menos uma vez ao mês, virar o colchão da cama alternando lado e posição.

  • Cria marcações no colchão entre lado A e B, também cabeça e pé e vá fazendo variações, virando lados ou alterando a cabeça do colchão pelo pé, por exemplo. Pois além de fazer seu colchão durar mais, também as energias estagnadas ali começam a fluir. Se sua vida tem movimento, se você abre sua casa e os armários diariamente para o ar entrar, por que o colchão precisa ficar parado? Você passa grande parte do seu dia nele, pense nisso.

  • É possível que mesmo você dormindo no escuro, em silêncio e num colchão virado constantemente, durante o dia lhe ocorra o sono, principalmente no meio da manhã e início da tarde. Isso pode acontecer por vários motivos, mas o principal é a questão energética – no sentido de ingestão de alimentos.

  • Se sentir sono durante o meio da manhã, dê uma pausa em suas atividades e coma algum alimento leve.

  • Nosso organismo é desenvolvido para ficar longas horas em jejum – sem alimento -, mas algumas pessoas necessitam inserir algo, fazendo com que o processo metabólico de gasto de energia se reinicie. Dessa forma automaticamente o sono passa; se você tem esse sono (ou declínio de energia) com frequência, tenha sempre uma barra de cereal ou uma fruta; este “cansaço” tenderá a diminuir – ou sumir.

  • No Início da tarde, se houver sono, o motivo é o contrário: como ingerimos muito alimento no almoço o organismo necessita muita energia para realizar a digestão, então faltará energia para realizar outras tarefas. Se possível pare um pouco, descanse por uns 15 minutos e retome seu dia; se não conseguir descansar, pelo menos se alongue e se espreguice. Isso lhe ajudará a retomar o fluxo de energia.

  • Você bebe antes de dormir?

  • Evite tomar MUITO líquido até uma hora e meia antes de ir dormir para não deixar sua bexiga cheia. Esse é o maior vilão da noite mal dormida, pois ao privar o sono profundo (tendo que ir ao banheiro uma ou duas vezes durante a noite), seu corpo ainda estará em “estado de alerta”.

  • Também evite ingerir comidas pesadas antes de se deitar – o funcionamento de seu corpo fazendo a digestão consequentemente irá atrapalhar o sono tranquilo.

  • O que você leva para cama?

  • Quando for se deitar prepara-se para isso, resolva todas as pendências antes mesmo de ir para o quarto. Evite levar problemas para a cama; se não os resolveu antes, não será deitado na cama que irá fazer, não é mesmo? Caso queira, deite-se um pouco antes no sofá da sala mesmo para relaxar e pensar (mentalizar a resolução) sobre estes problemas. Só vá para o quarto quando realmente for dormir.

  • Você pratica exercícios físicos?

  • Se você é atleta ou frequentador assíduo de academia, procure fazer seus exercícios pela manhã, pois no final do dia seu corpo já estará cansado e seu cérebro automaticamente irá diminuir seu ritmo.

  • Programe-se para dormir uma hora mais cedo e acordar uma hora mais cedo que o habitual para se exercitar. Você concorda que dormirá a mesma quantidade de tempo? E mais! Seu corpo já terá dado o “tiro energético inicial” pela manhã gastando suas energias física e mental aos poucos.

  • Se não tiver tempo de dia e for se exercitar à noite, faça apenas atividades leves. Seu corpo agradece.

  • Planeje-se, respeite-se enquanto uma máquina divina que você é!!!

  • A cama foi feita para dormir

  • A cama não foi inventada para a utilizarmos em “estado agitado”, foi feita para o descanso obrigatório de nosso corpo.

  • Sugiro escolher não se estressar e se acontecer, resolva o mais rápido e volte ao seu estado de neutralidade. Isso lhe fará muito bem. Toda vez que você se estressa com algo, acredite, você perde muita energia naquilo; e estressar-se, dentro da linha terapêutica que trabalho é uma escolha pessoal.

  • Em minhas terapias sempre digo que existem 3 estados de energia; positiva, negativa e neutra. Enquanto terapeuta meu objetivo é balancear você, lhe colocar no neutro para que não absorva a energia (positiva ou negativa) das pessoas que cercam você. Você estando no “modo neutro” reconhecerá rapidamente uma pessoa negativa e se manterá sem absorver aquela energia. De mesma maneira, se topar com uma pessoa muito positiva, também reconhecerá aquela energia e terá a consciência para participar daquela energia ou não.

  • Quando você entende os benefícios de uma terapia integrativa (um balanceamento energético), principalmente em seu corpo, sua vida muda por completo. Muda de dentro para fora. Gradativamente seu corpo-mente passa a vibrar somente energias boas.

  • E, é claro, seu sono será infinitamente melhor. Então seu instrumento primordial – seu corpo – agradece!