RESTAURAÇÃO DA PARÓQUIA DE SANTA FELICIDADE É SUSPENSA TEMPO

Suspensão ocorre devido a pandemia.

A empresa Gaya Restauro, responsável pelo restauro artístico da Igreja Matriz da Paróquia São José e Santa Felicidade, informou a suspensão temporária dos trabalhos em função da pandemia da Covid-19.

Segundo a empresa, as obras de revitalização ainda estão em processo inicial e assim que possível, eles retornam as atividades.

Ao longo dos anos a igreja foi perdendo suas cores originais com camadas e mais camadas de tinta. O restauro busca voltar em partes ao tom original.

Conheça um pouco da história da paróquia.

Construída há quase 130 anos a paróquia São José, localizada em Santa Felicidade, está passando por reformas em toda sua estrutura. Ao longo do tempo a Igreja foi recebendo reparo acima de reparo, o que modificou muito da arquitetura e pintura do local. Com 7 ou mais camadas de tinta a paróquia, construída pelos imigrantes italianos, foi perdendo suas características o que agora estão buscando resgatar.

Todo o dinheiro gasto na obra é de valores arrecadados em festas no bairro e na contribuição de moradores e comerciantes da região que tem a igreja como uma referência arquitetônica religiosa para o bairro. O que remete muito a como ela foi construída no final do século XIX, pois com um mutirão fizeram da fundação até a conclusão.

Em três anos construíram pessoas relativamente pobres – areia do rio e pedras das pedreiras traziam nas carroças – o tijolo maciço (25 a 30 cm) era feito nos fornos de pão. 25 de dezembro de 1891 foi inaugurada. E assim ela permanece como o centro de Santa Felicidade e ainda mantém as tradições italianas enraizadas nas famílias.