Vai construir?

    Antes de iniciar qualquer projeto de construção o primeiro passo que precisamos dar é escolher um terreno. Ele pode ser na cidade, no campo, na praia, de rua ou em condomínio fechado, não importa, a escolha sempre deve levar em consideração muito mais itens do que simplesmente o preço.

    1 – Observe o desnível (topografia)

    O terreno é plano ou tem desnível? Normalmente terrenos com desníveis são mais baratos, isto porque o valor gasto na regularização, seja com laje ou corte e aterro é maior do que uma fundação convencional em terrenos planos.

    Porém, um bom projeto consegue explorar melhor o traçado natural desse tipo de terreno permitindo visuais mais interessantes. Se sua ideia é uma casa térrea sem escadas procure fugir deles.

    2 – Verifique o tipo de solo

    Neste caso o ideal é contratar uma sondagem para fazer o perfil do solo e saber em qual camada será a melhor opção para apoiar a construção. Este trabalho permite que o engenheiro faça uma fundação mais coerente, sem gastos desnecessários.

    Procure observar se há pedras na superfície, se o terreno é próximo de rios ou solos alagados, tudo isso pode encarecer a fundação.

    Uma conversa com vizinhos ou uma visita a construções próximas também é válida.

    3 – Confira a posição em relação ao sol

    Observe onde o sol nasce e onde ele se põe, se a edificação vizinha faz sombra no terreno ou não. O ideal é ir várias vezes em diferentes horários. No Sul temos muito problema com umidade, por isso a relação com o sol se torna muito importante.

    4 – Observe o entorno

    Sempre é bom conhecer o que tem na vizinhança, por exemplo, pontos de ônibus, padarias, farmácias, acessos, parques, se a região tem muitas fábricas que podem gerar ruídos e até o trânsito. Visite durante a semana e aos fins de semana em diferentes horários.

    5 – Cheque questões legais

    Todo terreno na cidade se enquadra dentro de um zoneamento. Este zoneamento que dirá o que é permitido ou não construir naquele lote especificamente.

    Com a indicação fiscal do terreno (que é como um RG) você consegue consultar na prefeitura a Guia Amarela. Lá você terá todas as informações do lote, como a metragem que pode construir, os recuos obrigatórios etc.

    6 – Observe se há mata nativa ou nascentes

    Se o terreno possui muitas árvores o melhor é verificar se são nativas, pois essas árvores são protegidas por leis e para que possa cortá-las terá que pedir uma licença junto ao órgão competente. Isto pode atrapalhar um pouco andamento da obra.

    Outro fator são os rios que também possuem uma legislação mais rígida e o distanciamento deles até a edificação pode ser significativo para o projeto.

    Serviço

    Construtora Casas Curitiba

    Matriz Campo Largo PR – BR 277 km 113,5 nº 375

    E-mail casascuritiba@casascuritiba.com.br

    Fone: (41) 3555 1155

LEIA MAIS

FIM