CORONAVÍRUS

CORONAVÍRUS

De acordo com o descrito pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), os coronavírus (CoV) compõem uma família de vírus descobertos desde meados da década de 1960, podendo eles causarem desde um resfriado comum, até síndromes respiratórias graves.

O polêmico coronavírus discutido atualmente é uma variante dessa família denominada 2019-nCoV, não identificada em humanos até o final do ano passado (2019).

De acordo com o site de notícias G1, até a manhã do dia 07 de fevereiro de 2020 a doença matou 637 pessoas e possui mais de 31 mil casos confirmados. Apesar dos níveis alarmantes, os especialistas chineses dizem estar em uma constante procura pelo tratamento e a cura do coronavírus, um exemplo disso foi a notícia da recuperação do paciente de 91 anos.

Mesmo não havendo casos confirmados da doença no Brasil, é importante que as pessoas estejam cientes da necessidade de atentar-se sobre o vírus.

Por estar entrando em contato com humanos pela primeira vez, não há imunidade natural contra o 2019-nCoV. Além disso, o vírus apresenta elevada transmissibilidade através do contato via mucosas com secreções de pessoas infectadas, como gotículas na tosse/espirro.

A doença ainda não possui tratamento, entretanto, os sintomas podem ser amenizados com o uso de antitérmicos e analgésicos, além de repouso e ingestão de líquidos.

Porém, apesar de os sintomas serem muito similares ao da gripe, são doenças diferentes, uma vez que o vírus da gripe é o influenza. Portanto, a vacina da gripe não é capaz de oferecer imunidade contra o coronavírus, ainda que ambas afetem o sistema respiratório.

Por fim, saiba os sintomas e como se prevenir.

Sintomas: Coriza, febre, tosse e dificuldade para respirar.

Prevenção: higienizar as mãos frequentemente, cobrir o nariz e boca quando for espirrar ou tossir, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar contato próximo ou ingestão de carne de animais silvestres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://www.facebook.com/revistavivacwb/
https://twitter.com/viva_curitiba
https://www.linkedin.com/company/55058278
https://www.instagram.com/revistavivacuritiba/